quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Relato das atividades desenvolvidas: Profª Márcia Jardim 1



RELATO ATIVIDADES REFERENTE AO PROJETO CHOVE, CHUVA...

Iniciamos nosso trabalho, apresentando para as crianças a música da Cristina Mel.  A água

Este foi nosso ponto de partida, a música é linda e gostosa de ouvir as crianças adoraram.

 A Água

A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer

Coro

A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear.
Ouvimos  o som das gotas de chuva para relaxar....

Fiz alguns questionamentos sobre a chuva, foi ai que surgiu a nossa questão problema:
            PARA QUE SERVE A ÁGUA DA CHUVA?
Fizemos uma pintura com tinta guache, para que pudéssemos ter bem claro sobre o que iriamos trabalhar e qual pergunta teriam que responder. 
Com esta atividade tivemos a possibilidade de aperfeiçoar a coordenação motora fina, explorar as cores azul  branco e  o número  cinco. Observamos o céu e as nuvens. As gotas foram feitas com cola as crianças acharam interessante o fato e quando esta seca, fica transparente e duro.
 -Pro o céu não é azul é branco. ( João Pedro 4 anos).
 -Não é as nuvem que branco. (Júlia Rafaela).

Antes de descobrirmos para que serve a água da chuva tínhamos que conhecer o ciclo da água. Foi aí que apresentamos para as crianças a história: “A gotinha Plim Plim”


 A história conta através de ilustrações infantis como acontece o Ciclo da Àgua. Ficou claro para as crianças que a água vai para as nuvens e volta para a terra. Exploramos personagens, cores, números. Fiz questionamentos sobre a histórias, os quais as crianças souberam responder porque estavam atentas. Como a história foi impressa pude fixá-la na parede da sala para que as crianças pudessem memoriza-la com mais facilidade.
Utilizando cartolina, giz de cera e papel duplex nas cores azul, vermelho e preto cada criança pode confeccionar a sua gotinha  Plim Plim.
As crianças gostaram do resultado, acharam legal ter em mãos a personagem de um livro


Começamos a pesquisar, para que serve a água da chuva? As crianças perguntaram para os pais, outras tinham por si só a resposta, por ver no dia a dia como  a água é utilizada.
Alguns questionamentos foram feitos: Para  que utilizamos a  água?
  - João, para fazer comida.
  - Júlia Rafaela, pra tomar
  - Júlia Reis, para tomar banho.
 -Mateus, para escovar os dentes.
 -Alisson, pra lavar a roupa.
 E de onde vem esta água? ( do rio algumas crianças, em coro falaram).
E a água do rio vem da onde?  Um grande silêncio se fez.... Será da onde vem a água do rio?  ( Acho que é da chuva disse, Geovana).
Chegamos a conclusão que a água da chuva é muito importante. Sem ela não teríamos água.  Conversamos que utilizamos água que vem dos rios pelos canos das nossas casas, mas que se nos quiséssemos poderíamos também colher a água da chuva para utilizar em nossas casas. Terminamos com um grande falatório as crianças falando todas ao mesmo tempo. Decidimos criar um texto coletivo.


A pedido das crianças e por ser uma música gostosa de ouvir ( ouvimos muito), algumas ideias de para que serve a água da chuva no texto coletivo saíram da música “Àgua”, foram faladas pelas crianças.
Como tivemos vários dias de chuva observamos a chuva pela janela, ouvimos som e percebemos o quanto a água da chuva é importante para as nossas vidas. E que mesmo tendo bastante chuva, precisamos economizar água nosso bem mais precioso. Foram constantes os momentos de conversa sobre a chuva de como podemos utilizar a água da chuva, de que a nossa creche vai começar a coletar a água da chuva para lavar as calçadas, etc... Assim iremos economizar a água que vem pelos canos, a água que serve para bebermos.
Confeccionamos um vocabulário ilustrado.


Procuramos incentivar as crianças nas nossas atividades de rotinas sobre a importância de se economizar água. Quando lavamos as mãos, escovamos os dentes  e quando bebemos, não vamos desperdiçar. Não podemos viver sem Água.
Confeccionamos com as crianças o eco aviso para que as crianças ficassem atentas em casa e lembrassem os pais sobre a importância de não se deixar a torneira pingando, porque também se gasta muita água, de pingo em pingo são milhões de litros de água desperdiçados no mundo inteiro.










 Este projeto é uma semente que foi plantada, será regada e que dará grandes frutos.




Um comentário:

  1. Professora Márcia sempre brilhante nos trabalhos realizados, é nítido o prazer e satisfação das crianças ao irem para o CEI, e os resultados são percebidos no dia a dia.

    ResponderExcluir