RELATO ATIVIDADES REFERENTE AO
PROJETO CHOVE, CHUVA...
Iniciamos nosso trabalho, apresentando para as crianças a
música da Cristina Mel. A água
Este foi nosso
ponto de partida, a música é linda e gostosa de ouvir as crianças adoraram.
A Água
A água quando está
no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).
A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer
Coro
A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear.
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).
A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer
Coro
A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear.
Ouvimos o som das gotas de chuva para relaxar....
Fiz alguns questionamentos sobre a chuva, foi ai que surgiu a
nossa questão problema:
PARA QUE SERVE A ÁGUA DA CHUVA?
Fizemos uma pintura com
tinta guache, para que pudéssemos ter bem claro sobre o que iriamos trabalhar e
qual pergunta teriam que responder.
Com esta
atividade tivemos a possibilidade de aperfeiçoar a coordenação motora fina,
explorar as cores azul branco e o número
cinco. Observamos o céu e as nuvens. As gotas foram feitas com cola as
crianças acharam interessante o fato e quando esta seca, fica transparente e
duro.
-Pro o céu não é azul é branco. ( João Pedro 4
anos).
-Não é as nuvem que branco. (Júlia Rafaela).
Antes de
descobrirmos para que serve a água da chuva tínhamos que conhecer o ciclo da
água. Foi aí que apresentamos para as crianças a história: “A gotinha Plim
Plim”
A história conta através de ilustrações
infantis como acontece o Ciclo da Àgua. Ficou claro para as crianças que a água
vai para as nuvens e volta para a terra. Exploramos personagens, cores,
números. Fiz questionamentos sobre a histórias, os quais as crianças souberam
responder porque estavam atentas. Como a história foi impressa pude fixá-la na
parede da sala para que as crianças pudessem memoriza-la com mais facilidade.
Utilizando
cartolina, giz de cera e papel duplex nas cores azul, vermelho e preto cada
criança pode confeccionar a sua gotinha
Plim Plim.
As crianças
gostaram do resultado, acharam legal ter em mãos a personagem de um livro
Começamos a pesquisar, para que serve a água da chuva? As
crianças perguntaram para os pais, outras tinham por si só a resposta, por ver
no dia a dia como a água é utilizada.
Alguns questionamentos foram feitos: Para que utilizamos a água?
- João, para fazer
comida.
- Júlia Rafaela, pra
tomar
- Júlia Reis, para
tomar banho.
-Mateus, para escovar
os dentes.
-Alisson, pra lavar a
roupa.
E de onde vem esta
água? ( do rio algumas crianças, em coro falaram).
E a água do rio vem da onde?
Um grande silêncio se fez.... Será da onde vem a água do rio? ( Acho que é da chuva disse, Geovana).
Chegamos a conclusão que a água da chuva é muito importante. Sem ela não
teríamos água. Conversamos que
utilizamos água que vem dos rios pelos canos das nossas casas, mas que se nos
quiséssemos poderíamos também colher a água da chuva para utilizar em nossas
casas. Terminamos com um grande falatório as crianças falando todas ao mesmo
tempo. Decidimos criar um texto coletivo.
A pedido das crianças e por ser uma música gostosa de ouvir (
ouvimos muito), algumas ideias de para que serve a água da chuva no texto
coletivo saíram da música “Àgua”, foram faladas pelas crianças.
Como tivemos vários dias de chuva observamos a chuva pela
janela, ouvimos som e percebemos o quanto a água da chuva é importante para as
nossas vidas. E que mesmo tendo bastante chuva, precisamos economizar água
nosso bem mais precioso. Foram constantes os momentos de conversa sobre a chuva
de como podemos utilizar a água da chuva, de que a nossa creche vai começar a
coletar a água da chuva para lavar as calçadas, etc... Assim iremos economizar
a água que vem pelos canos, a água que serve para bebermos.
Confeccionamos um vocabulário ilustrado.
Procuramos incentivar as crianças nas
nossas atividades de rotinas sobre a importância de se economizar água. Quando
lavamos as mãos, escovamos os dentes e
quando bebemos, não vamos desperdiçar. Não podemos viver sem Água.
Confeccionamos com as crianças o eco
aviso para que as crianças ficassem atentas em casa e lembrassem os pais sobre
a importância de não se deixar a torneira pingando, porque também se gasta
muita água, de pingo em pingo são milhões de litros de água desperdiçados no
mundo inteiro.
Este projeto é uma semente que foi
plantada, será regada e que dará grandes frutos.
Professora Márcia sempre brilhante nos trabalhos realizados, é nítido o prazer e satisfação das crianças ao irem para o CEI, e os resultados são percebidos no dia a dia.
ResponderExcluir